Recursos Didáticos

Considera-se como recurso didático todo o material utilizado no processo ensino/aprendizagem com o objetivo de o tornar mais eficiente e eficaz.

São concebidos para fins pedagógicos, entre outros, o quadro, os acetatos, os textos, as gravações, os filmes, os manuais, etc…

Para além destes, são considerados outros recursos, que podem ajudar a facilitar a apreensão de conhecimentos – jornais, revistas, cartazes, etc…
Tópicos que podem ser discutidos neste artigo

    1. O Objetivo
    2. Os destinatários
    3. O conteúdo da mensagem
    4. Os condicionalismos materiais
    5. O tempo disponível
    6. Os sentidos do formando
    7. Custos dos recursos
    8. Função do recurso didático
    9. Condicionalismos físicos

3 comentários a “Recursos Didáticos

  1. Os recursos selecionados devem adequar-se às caraterísticas psicológicas dos participantes. Esta tarefa obriga a que tenhamos que determinar quais as caraterísticas diretamente relacionadas com a aprendizagem: conhecimentos prévios, ritmos de aprendizagem, capacidade de expressão, inteligência,…

    Há grupos de formandos que necessitam de ser mais estimulados que outros. Há que aferir qual o recurso que melhor o estimulará. É indispensável que se faça uma análise criteriosa às caraterísticas do público-alvo e que daí resultem experiências suficientes para fazer assimilar determinados conceitos.

  2. O Objetivo – Recursos Didáticos

    Se o objetivo for demonstrar a funcionalidade do quadro branco, certamente iremos fazê-lo melhor na presença deste recurso do que através de um filme. Os recursos seleccionados terão de estar sempre em consonãncia com a concretização dos objetivos.

    O formador deve saber claramente o que devem aprender os formandos e, a partir daí, traçar os caminhos que melhor desenvolvam as sua competências e habilidades.

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